Vila das Lembranças

19/07/2018 às 15h18

Museu da Música de Mariana e Educação Patrimonial

O curta "Vila das Lembranças" foi realizado com objetivo de promover as práticas de educação e patrimônio por meio do cinema.
Traz ao público infanto-juvenil uma releitura sobre personagens que protagonizaram a história brasileira na região de Ouro Preto e Mariana.

Sinopse: Após resolver ir embora da cidade de Ouro Preto, a escritora americana Elisabeth Bishop, para se despedir do Brasil, escreve um livro sobre personagens que a cativaram e fizeram parte do passado desta misteriosa cidade. Sua narrativa se passa em um belo encontro entre a contadora de histórias Sinhá Olímpia, e a escritora Cecilia Meireles. Vamos passeando pelas Vilas cheias de Lembranças, num encontro entre as paisagens barrocas e as historias de personagens que estão na memória das cidades de Mariana e Ouro Preto como Henri Gorceix; Itulu, a filha de Chico Rei; Barbara Heliodora; Alvarenga Peixoto; Tiradentes; Tomaz Antônio Gonzaga; Maria Dorotéia; Antônio Frasncisco Lisboa (o Aleijadinho); o compositor e organista Padre João de Deus de Castro Lobo e o Pintor Francisco Xavier Carneiro.

O projeto foi realizado pela Associação Memória Arte Comunicação e Cultura (AmacCult) na formatura do segundo período dos alunos/atores em uma parceria entre o Museu da Música de Mariana e o Centro Educacional de Ouro Preto (CEOP).
Os participantes passaram pelas mediações historicamente informadas realizadas pelos próprios pais, e vivenciaram várias etapas da produção do filme como a construção dos personagens, do figurino, das filmagens e da montagem. 

O filme tem direção, montagem e música original de Vítor Gomes; pesquisa, roteiro e produção executiva de Gislaine Padula.

https://www.youtube.com/watch?v=9OPmEczIEB8&t=626s


Voltar

Confira também:





ASSOCIAÇÃO MEMÓRIA ARTE COMUNICAÇÃO E CULTURA
CNPJ: 06.002.739/0001-19
Rua Senador Bawden,12 | casa 02