Representação:
01) Retângulo divido em dois triângulos no sentido diagonal na cores verde (superior) e amarelo (inferior): simbolizando as Matas (verde) e Ouro (amarelo)
02) Ao centro do retângulo há um brasão
rasão:
O Brasão das Armas da Cidade de Mariana é composto:
a) Representação de duas figuras humanas entre um escudo: a figura da esquerda (ponto de vista do observador) é a representação de uma bandeirante, alusivo aos descobridores da cidade de Mariana (a figura porta um arma “mosquetão”e uma espada, com roupas clássica de um Bandeirante Paulista : botas, chapéu , cinto de couro).
A figura da direita é a representação de um garimpeiro , alusão aos garimpeiros das Minas do ouro. ( a figura porta uma pá e uma picareta, usa chapéu , embornal e está descalço ).
b) O desenho do escudo entre as duas figuras humanas apresenta na parte superior a uma torre com tijolos na cor amarela e é alusiva a torre de Belém em Portugal (símbolo do Império português) e remete as nossas origens lusitanas.
No centro do Escudo, sobre um fundo azul celeste, A partir do centro eleva-se o Monte Carmelo encimado pela cruz, símbolo da nossa Redenção. Ao centro do Monte está uma estrela, que representa a Virgem Maria a cuja Ordem pertencemos. As duas estrelas laterais personificam os Fundadores da ordem Carmelita : Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. O Monte expressa a nossa subida para uma identificação com Cristo. há uma cruz amarela com no topo de um monte marrom rodeado por três estrelas amarelas – Símbolo da Ordem da Carmelita (Monte Carmelo ou Monte do Carmo). É uma referência ao dia 16 de julho dia de Nossa senhora do Carmo e data da fundação do arraial de Nossa Senhora do Ribeirão Carmo em 16 de julho 1696. ( hoje Mariana)
Abaixo da cruz e estrelas sobre o fundo marrom , alusivo, a ao Monte Carmelo a um faixa sinuosa em amarelo, representado o Ribeirão do Carmo ( Rio que deu origem à cidade), a cor amarela é uma referência a grande quantidade de ouro encontrado no rio.
Na parte inferior da imagem há uma faixa em azul, com uma inscrição na cor amarela: “VRBS MEA CELLVLA MATTER “. Frase em latim, com seguinte tradução: “Minha Cidade é a Célula Mãe” . Uma alusão a Mariana ser a primeira cidade de Minas Gerais.
Prof. Cristiano Casimiro dos Santos