Quem conhece Mariana? Nossa cidade foi a primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais e tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro.De acordo com a estatística do IBGE/2018, Mariana conta, atualmente, com uma população de 60.142 habitantes.
Quem conhece a Escola Estadual “Dr. Gomes Freire”? No início, nossa escola se configurou como um “Grupo Escolar”, criado em 1965, com 4 classes que funcionavam em salas de estrutura metálica, o que levou a população a denominar a escola carinhosamente como “Grupo de Lata”.Hoje a escola funciona com 590 alunos matriculados em 24 turmas, de 1º ao 5º ano, e consta ainda uma Sala de Recursos que atende alunos com necessidades educacionais especiais.
Quando pensamos nessas duas questões, não há quem não tenha uma história para contar de experiências vivenciadas e guardadas nas lembranças, que sobreviveram ao tempo e hoje são valorizadas e preservadas por gerações. Essas memórias são contadas e recontadas a outras pessoas e transformadas em uma cultura significativa para a comunidade, visto que levam os sujeitos envolvidos a um processo de conhecimento, preservação, valorização e, assim, à produção de novos conhecimentos.
Nesse contexto, neste ano letivo de 2019, a Escola Estadual “Dr. Gomes Freire” está descobrindo tesouros, apropriando-se de novos conhecimentos, investigando os fatos, entendendo as descobertas e transformando a escola, a família e a comunidade, por meio do resgate de sua cultura e preservação do seu patrimônio. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho coletivo, interagindo com familiares e a comunidade local, resgatando e preservando histórias sobre a cidade, a escola e a família. Para isso, foram utilizadas metodologias que enriqueceram o aprendizado dos alunos, em consonância com as disciplinas curriculares ministradas durante o ano, visando à formação de cidadãos que se sintam responsáveis pela preservação da história, da memória e do patrimônio.
Iniciamos o ano letivo com o carnaval, uma festa tradicional e culturalmente rica. No embalo do Zé Pereira, das marchinhas e da temática da festa, os alunos descobriram o que é Educação Patrimonial, sua importância como herança cultural e transformadora do mundo que nos cerca. Todos tiveram a oportunidade de pesquisar, estudar, vivenciar e criar sonhos através da musicalidade das marchinhas carnavalescas. A partir daí, cada turma foi em busca do seu tesouro, nas etapas do projeto institucional, cujo tema é “Descobrindo Tesouros”.
Começamos pelas turmas dos 1ºs anos que pesquisando e estudando Ciências pelas ruas de Mariana, cidade rica em histórias, esbarraram na curiosidade de entender a finalidade do coreto em uma praça que tem o nome do patrono da nossa escola,“Praça Dr. Gomes Freire”. Surge aí o primeiro tesouro do nosso projeto: A Banda União XV de Novembro, que teve como fundador o Dr. Gomes Freire de Andrade. As crianças ligaram a história da cidade e da escola à música, em especial à história da Banda União XV de Novembro, que desde a sua criação até os dias atuais possui o dom de arrebatar multidões em suas retretas e passeatas, alvoradas e homenagens. Ela sempre está presente em comemorações cívicas, sociais e religiosas da cidade.
Não paramos por aí... Nosso segundo tesouro foi descoberto pelos alunos dos 2ºs anos com o subtema “Resgatando Memórias”, em que foi priorizada a importância da fotografia como fonte histórica e patrimonial, estabelecendo diálogos entre tempos, resgatando memórias e conhecendo histórias de uma sociedade, de 8uma cidade, de uma nação. Comparando épocas e registros históricos, nossos alunos dos 2ºs anos descobriram histórias antigas e atuais que ficarão eternizadas nas lentes de uma câmera fotográficaou que hoje já são um rico patrimônio de alguém.
Continuando nossas descobertas, o tesouro encontrado pelos alunos dos 3ºs anos foi uma riqueza esquecida por um tempo, mas que agora está a todo vapor. Foi resgatada e agora circula entre Mariana e Ouro Preto, fazendo a alegria de todos. Os alunos buscaram histórias antigas e atuais da nossa Maria Fumaça, que hoje funciona como um passeio turístico, mas que já foi um meio de transporte importante de uma época.
E que tal descobrir a importância de um hino e seu significado? Este foi o tesouro pesquisado pelas turmas dos 4ºs anos: “conhecer e cantar para valorizar”. O Hino de Mariana, criado pelo poeta Alphonsus de Guimaraens, tem em seus versos poesia e memórias que hoje são um patrimônio de nossa cidade e que encantam a todos que conhecem a sua história.
E das turmas dos 5ºs anos, que este ano estão se despedindo da escola, o tesouro pesquisado e estudado é considerado uma das sete maravilhas da Estrada Real,que tem em um só lugar o maior conjunto arquitetônico do patrimônio histórico da cidade de Mariana.
Está curioso para descobrir também? Então conheça os nossos tesouros, pois todo lugar tem suas riquezas, sua cultura e seu patrimônio e esses é que fazem nós sermos o que somos, com um sentimento de pertencimento, valorizando histórias.
Espere aí! Não podemos nos esquecer de um lugarzinho especial da nossa escola que é mágico e cheio de histórias e personagens que dão vida à nossa imaginação. Acertou quem disse que é a nossa biblioteca Cônego Paulo Dilascio, que também teve sua história estudada para ser preservada em uma colcha de retalhos que vai ficar eternizada.
Esta é a Escola Estadual “Dr. Gomes Freire” que, comprometida com a educação, busca desenvolver um trabalho que possibilite a reflexão sobre as características do contexto em que está inserida, incorporando conhecimentos, normas, valores e atitudes que contribuam para a formação de um cidadão mais dinâmico, humano, justo e ético.
Boa leitura!